sexta-feira, 14 de maio de 2010

SERRA NEGRA - Abril 2010

DADOS E HISTÓRIA
Localizada a 152 km da capital, Serra Negra é uma das cidades do “Circuito das Águas”.
Atrai muitas pessoas devido ao seu agradável clima de montanha além de apresentar o tradicional “turismo de compras”, de eventos e também rural.
Li algo curioso sobre a origem do nome da cidade. Existem três versões diferentes:
A primeira e verdadeira versão é que a cidade foi implantada no sopé do alto da serra, uma montanha com a altitude de 1300 metros. Na época da fundação a vegetação era intensa o que a tornava muito escura. Daí a razão porque o seu fundador e seus companheiros, que se instalaram nas Três Barras, sempre que se referiam ao novo local, o chamavam de SERRA NEGRA.
Há uma versão dada pelos índios: a história registra como sendo da tribo CAIAPÓS: HÉRÃ-N-YERÉ - hérã= um pouco e yeré = dar voltas, isto é, obrigar o viajante a dar várias voltas para chegar ao local, devido as curvas da serra.
Outra versão: a lenda: - No local, havia muita madeira e o costume da época era desdobrar as toras através de uma serra denominada "trançador" que sobre um girau colocavam-se em cima um escravo e em baixo uma escrava ambos negros. A todo momento o feitor dirigindo-se a escrava dizia: SERRA NEGRA... É claro que isso não passa de lenda.


EXPERIÊNCIA
Bom... o objetivo da minha ida a Serra Negra foi nada mais, nada menos do que descansar!!! Por isso não fiz passeios turísticos e não explorei muito as belezas naturais da cidade. Ficamos hospedados no Vale do Sol e para quem já foi, sabe que nem é possível curtir o dia todo lá dentro...
Mas obviamente não pude deixar de fazer uma visitinha às famosas lojinhas de malha e me realizar comprando muitas blusinhas a preço de bananda. Fiz a festa também em uma joja maravilhosa de bolsas... Tomei até a decisão de bater cartão ali todo ano para renovar o guarda-roupa de inverno ehehehe.
Minha dica é que independente da época do ano vale a pena levar um casaco bem quente, bota e cachicol. Fui no começo de abril e bati os dentes à noite!



HOSPEDAGEM
Como já mencionei, ficamos hospedados no Hotel Fazenda Vale do Sol.
É uma estância enorme, com ótima infra-estrutura e muitas opções de lazer. As acomodações são simples, mas oferece o conforto básico como chuveiro quente, cama boa, TV, ventilador de teto... Nada de ar condicionado ou frigobar, mas na minha opinião isso não se faz necessário.
Existem chalés distribuídos por toda a extensão do hotel ou apartamentos, que ficam numa posição estratégica, perto do restaurante, piscina, quadras etc. Escolhi o apartamento e melhor parte foi a vista para o lago do hotel e muito verde... que delícia!
Os valores são bem razoáveis e todas as refeições estão incluídas... e diga-se de passagem, embora os cardápios não tenham grande sofisticação, a comida é muito boa!!! A melhor parte são aqueles doces de compota, servidos na sobremesa!
Falando de lazer, o hotel possui 10 piscinas, sendo 4 aquecidas e cobertas (muito boas...), saunas, quadras, salões de jogos e diversas opções para crianças. Aliás, fica a dica para quem tem crianças, é uma ótima opção para as férias e descanso garantido!!!

Uma das piscinas aquecidas e cobertas



Vista do chalé!


GASTRONOMIA
Cheguei em Serra Negra cerca de 15h de uma sexta-feira e minha entrada no hotel era somente após as 16h. Então paramos em um bar chamado Café Boteco e pedimos a sugestão do dia: parmegianna no espeto. Muito bom!!!
E infelizmente esqueci o nome da confeitaria que comi um dos bolos mais deliciosos que já provei... bolo de damasco! Fica bem numa pracinha, no centro da cidade... prometo atualizar esta página quando descobrir o nome do lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário