sexta-feira, 14 de maio de 2010

MONTE VERDE - Dezembro 2009

DADOS E HISTÓRIA
Distrito da cidade de Camanducaia, localizado ao sul de Minas Gerais, à 170km de São Paulo, no alto da Serra da mantiqueira... Sim, tive a mesma surpresa ao descobrir que Monte Verde era um distrito, assim como Porto de Galinhas!
Nesta pequena cidadezinha faz um frio desgramado! A temperatura pode chegar a -10º no inverno e até mesmo com a possibilidade de geadas. Mas o frio não é motivo para espantar ninguém... o charme da cidade é atraente durante o ano todo.
O nome da cidade veio de seus fundadores letônios: Verner Grinberg e sua dona Emília. O sobrenome da família deu o nome à cidade: “grin”, verde, e “berg”, monte.
O que mais chama a atenção em Monte Verde é o charme das construções em estilo europeu, lareiras e muito verde.



EXPERIÊNCIA
Bom... minha experiência em Monte Verde foi simplesmente maravilhosa! Para começar ganhei esta viagem de presente de aniversário do meu marido!!! E foi surpresa...
Fui no mês de dezembro então felizmente não estava tão frio... Opa, espera aí. Não estava tão frio para os moradores de lá né? Para mim estava frio demaissss, à noite tinha que vestir uma blusa fina, outra bem quente por cima e mais um casaco!!! Em plena época do Papai Noel? Mas não posso reclamar, afinal de contas adoro o inverno...
Ficamos lá durante três noites maravilhosas e com certeza MV já entrou na minha listinha de “lugares que gostaria de voltar após conhecer o mundo todo” (risos). Brincadeirinha, é tão pertinho que não duvido que eu volte lá logo logo!
A cidade oferece diversas opções de lazer, a maioria voltada para o ecoturismo. São diversas trilhas, passeios a cavalo, quadriciclo, jipe, e picos altíssimos! Confesso que aproveitei muito pouco... estava preguiçosa, com vontade mesmo de curtir o friozinho, me deliciar com o rodízio de fondue, apreciar um vinhozinho e comer um chocolate, é claro.
Fiquei impressionada com a quantidade de lojas de chocolates e sabonetes, ambos artesanais. Trouxe sabonete para uma galera, todos muito cheirosinhos e bonitos, adorei!!!
Não tenho muito para compartilhar em relação a passeios então deixo dois sites que achei bem legal e inclusive me ajudaram no ítem 1 deste post, com dicas para quem está a fim de radicalizar:
Fonte:


 

HOSPEDAGEM
Essa dica é quente... acho que a melhor parte dessa viagem foi a hospedagem. Talvez por isso eu tenha aproveitado pouco a cidade e curtido mais a pousada. O Mirante da Colyna é simplesmente fantástico. Recomendo de olhos fechados! A começar dos chalés, enormes, tudo perfeito... o chalé que fiquei era duplex, possuía hidromassagem, chuveiro com duas duchas, pia com duas torneiras (nem é perfeito para casais, imagina!), TV com DVD, cama mega ultra master king. E o melhor: a parte da frente era toda de vidro e ficava voltada para as montanhas. Até esquilo eu vi pulando nas árvores enquanto tomava banho na hidro... vida boa! Escrevendo aqui me deu até vontade de voltar lá rápido!
A pousada oferece ainda uma sala de cinema super confortável, com uma pasta cheinha de dvd’s... por duas noites a sala foi só nossa! Tem piscina, sauna, quadras, estacionamento, enfim, infra-estrutura completa! E não poderia deixar de mencionar o café da manhã... sensacional. Milhares de opções de pães, biscoitos, bolos, tortas, omelete, sucos, frutas... tudo fresquinho e de primeira qualidade.

 Frente do chalé

Hidro com vista para montanhas 

Jacuzzi


GASTRONOMIA
Minhas experiências gastronômicas em Monte Verde também foram ótimas. Felizmente, nenhuma decepção. Uma noite pizza, outra rodizio de fondue e outra o famoso nhocão! Abaixo compartilho os contatos, recomendo a todos!
- Marcius: Foi onde comi o nhocão... delicioso, recomendo!
- Alpes du Village: Não tem site, mas foi onde comemos pizza servida no granito vulcânico eheh... muito boa. O engraçado é que tinha um valor fixo para pizza “meio-a-meio”, não importava o valor de cada sabor, era bem mais caro se quisesse assim. Mas o clima do lugar é muito gostoso, meia-luz, muito legal.
- Le Fondue: Não encontrei o site, mas é bem facinho de achar: é o primeiro restaurante do lado direito da avenida principal, vindo do portal da cidade. Vale a pena conferir, rodízio muito variado e bem farto. Comemorei meu aniversário lá e adorei!!!

Alpes du Village


Um comentário:

  1. Muito bacana essa cidade, apesar de praticamente se resumir a uma avenida principal, lá tem tudo que se precisa! Como comentado não faltam passeios por lá também.
    O frio faz parte do lugar, e por isso não incomoda, quanto a gastronomia, quem está de regime passe longe de lá, pois é impossível encontrar comida ruim nesta cidade, aliás a pizza deste restaurante alpes du village não é apenas boa como comentado, mas é simplesmente a melhor pizza que já comi em toda minha vida, moro em São Paulo, já comi em muitas pizzarias, mas até hoje nada que se compare a de lá!
    Só a pizza de lá já me motiva a voltar para Monte Verde...rs
    À da Cantina Roma também é muito boa, mas a do Alpes du Village a supera.
    Visitem Monte Verde!

    ResponderExcluir