quinta-feira, 20 de maio de 2010

MARIANA - Maio 2010

DADOS E HISTÓRIA
Localizada há 112km de BH e com cerca de 54 mil habitantes em 2009, Mariana foi a primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. O local se transformou em um dos principais fornecedores deste minério para Portugal e, pouco tempo depois, tornou-se a primeira vila criada na então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Em 1745, por ordem do rei lusitano D. João V, a região foi elevada à cidade e nomeada Mariana – uma homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua esposa. Transformando-se no centro religioso do Estado, nesta mesma época a cidade passou a ser sede do primeiro bispado mineiro. Tudo isso faz da “primeira de Minas” um dos municípios mais importantes do Circuito do Ouro e parte integrante da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real. Uma cidade tombada em 1945 como Monumento Nacional e repleta de riquezas do período em que começou a ser traçada a história de Minas Gerais.


EXPERIÊNCIA
Não fiquei hospedada em Mariana, mas passei uma tarde para visitar o centro e a Mina da Passagem. É uma cidade encantadora, retratando com fidelidade as contruções históricas, praças, igrejas e casas. Na praça principal, há a primeira agência dos correios de MG.








O único ponto turístico que visitei foi a Mina da Passagem, maior Mina de Ouro aberta à visitação no mundo, localizada no distrito de Passagem. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. O cenário do interior da Mina impressiona a todos. A temperatura é estável entre 17° e 20°. Desde a sua fundação no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro. Fica aberta diariamente das 9 às 17h e o valor da entrada custa R$ 25,00. Um guia acompanha no passeio contando todas as histórias da época em que os escravos trabalhavam na mina. Muito Interessante, adorei.













Nenhum comentário:

Postar um comentário