sexta-feira, 14 de maio de 2010

OLINDA - Agosto 2009

DADOS E HISTÓRIA
Fundada em 1535, dois anos antes de Recife, pelo donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, logo se tornou capital do estado e residência dos senhores de engenho e de outras pessoas importantes. Sua arquitetura barroca do período colonial está presente em casarões e igrejas espalhadas pela cidade. Em 1710, houve a Guerra dos Mascates contra Recife, sendo o motivo da guerra a rivalidade entre as duas cidades que começou em 1630, quando os holandeses preferiram se hospedar em Recife que na capital. Hoje Olinda não é mais a capital de Pernambuco, pois perdeu seu posto para Recife, mas possui belezas incomparáveis espalhadas pelas ruas da cidade.
Ainda hoje, quase um terço da área total da cidade é tombado pelo patrimônio histórico. A preservação desse sítio histórico começou na década de 1930, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. O sítio foi declarado, em 1980, Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional, e, em 1982, reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO.
Fonte: Wikipedia e Cidades Brasil Escola

EXPERIÊNCIA
Não podia estar tão perto e deixar de conhecer essa cidade tão “fofa”.
Pegamos o ônibus circular na rua de trás do hotel e meia hora depois estávamos em Olinda... cidade histórica, cheia de recordações do passado e curiosidades para os visitantes.
Mal descemos do ônibus e fomos abordados por um guia: o Fábio. Pagamos se não me engano R$ 15,00 para ele nos guiar em um tour de uma hora pelos principais pontos da cidade. Fomos a pé mesmo, vimos diversos monumentos, igrejas, casas de gente importante, entramos na loja dos bonecos de Olinda, vimos a vista do cartão postal... enfim, foi bastante interessante.
A curiosidade que mais me atraiu foi: As casas em Olinda são super coloridas porque naquela época não existiam números nas casas. Por isso, para identificar qual a sua casa para alguém era algo do tipo: “Viu, cumpadi, minha casa é a azul de porta vermelha!!”.
Vale a pena: uma cidade com muita história para oferecer, original e única!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário