sexta-feira, 14 de maio de 2010

FERNANDO DE NORONHA - Agosto 2009

DADOS E HISTÓRIA
Arquipélago localizado sobre um vulcão extinto há mais de 20 mil anos, pertence ao estado de Pernambuco e é formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26km quadrados e apenas 2.100 habitantes. A ilha principal tem 17km quadrados e fica a 545km de Recife e a 360km de Natal.
A ilha teria sido descoberta, provavelmente, por Gaspar de Lemos em 1500 ou por uma expedição da qual Duarte Leite erroneamente terá atribuído o comando a Fernão de Noronha, em 1501–1502. Porém, o primeiro a descrevê-la foi Américo Vespúcio, que tomou parte na expedição de Gonçalo Coelho. A designação do arquipélago provém, no entanto, do nome do primeiro proprietário da capitania hereditária, após doação de D. Manuel I em 16 de fevereiro de 1504 a Fernão de Noronha.
Antes de se tornar o paraíso turístico e ecológico dos dias atuais, o arquipélago foi local de detenção de condenados enviados a cumprir pena no presídio ali existente, que funcionou de 1737 a 1942, de 1938 em diante apenas para presos políticos do Estado Novo. Hoje em dia, é conhecida por ser sede do Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas ao longo de toda a costa brasileira. É ainda o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. De um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros. A ilha é dividida em dois lados: mar de dentro (voltado para o continente) e mar de fora, voltado para a África, com praias mais rebeldes ehehe.
O clima em Noronha é similar ao agradável clima de toda a região Nordeste, mantendo uma temperatura média de 28oC com sol escaldante e brisa refrescante à noite.
Para permanência na ilha, é cobrada uma taxa de preservação ambiental no valor de R$ 36,69 por pessoa, paga no próprio aeroporto no momento da chegada.
Fonte: Wikipedia, Ilha de Noronha: O Site do Arquipélago e Eu mesma!!!

EXPERIÊNCIA
Noronha... ah que lugar... Inexplicável, fantástico, indescritível... Não tenho palavras para explicar a sensação de estar neste lugar!! O que vi em Noronha nunca vi em lugar algum, e sei que não verei em outro lugar do mundo. É único, singular, profundo... Volto fácil !!!
Ficamos por lá durante 3 noites e acredito ter sido o suficiente para fazer os principais passeios e conhecer os principais pontos. Noronha tem um fuso de 1 hora a mais do que o horário de Brasília, por isso, chegamos lá na segunda-feira já final da tarde. Nos dirigimos a uma palestra de boas-vindas em um espaço a Luck Receptivo dentro de uma escola de Mergulho, na qual é apresentada a ilha e ali mesmo você pode adquirir os passeios desejados. Bom, todo o dinheiro que ganhamos na gravata no casamento ficou ali no balcão hahaha... Mas não me arrependo nem 0,0001% de ter feito cada um daqueles passeios...
Minhas dicas para quem quer visitar Noronha são:
• Leve boné ou chapéu, mesmo que você ache brega, assim como eu ehehe... te garanto que você vai precisar muito!!
• Tênis e mochila: essencial. Se você for até Noronha e não fizer ao menos uma trilha, seu roteiro não terá sido completo.
• Muito protetor solar, muito... o sol é muito forte... passe o dia inteiro, embora em algumas praias seja proibido por motivo de conservação. Mas passe antes de sair da pousada.
• Leve Squeeze... carregue sua água para todos os passeios! Hidratração contínua é essencial.
• Snorckel e pé de pato: Se tiver, leve!! Se não tiver, em praticamente todos os passeios estes ítens podem ser alugados por R$ 5 ou R$ 10, e são retirados na pousada, a facilidade e praticidade para o turista é incrível.
• Câmera submarina ou caixa: Se tiver, será fantástico. Se tiver condições, compre para levar... A maior beleza do local está submersa...
• Faça o passeio que tiver vontade!! A maioria custa caro, mas tenho certeza que não vai rolar arrependimento rs... Faça! Just do it!!

PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS
Nem preciso dizer que os principais pontos turísticos de Noronha estão ligados à praias né? Pois é, são mais de 14 praias somadas de algumas baías sensacionais, sendo apenas três destas praias consideradas “urbanas”, ou seja, abertas livremente à visitação. Para todas as outras é necessário estar acompanhado de um guia local... inclusive tem praia que tem chave, horário para entrar, horário para sair e quantidade máxima de visitantes por hora. Acho que isso foi o que mais me encantou na ilha. A preservação é realmente levada a sério!!!
Uma dica boa: quando contratamos o pacote pela Nascimento Turismo, operadora da cidade de Santos, eles fizeram o receptivo por uma empresa chamada Luck Receptivo, MUITO BOA!! Os guias são muito atenciosos e sempre passam informações precisas durante os passeios. Além disso, a van do receptivo busca o turista no aeroporto, leva para a pousada e busca para todos os passeios contratados. Eu indico!!
Trilha do Atalaia – Longa: Esse foi o primeiro passeio que fizemos e o mais difícil. Inexperientes, não sabíamos o que nos esperava. É uma trilha pela costa do mar de fora, iniciada na Praia do Atalaia, que é aberta pelo “dono da praia” rs... Tipo, tem um ponto de encontro com número limitado de pessoas e às 8:00h o tiozinho, que é fiscal do Ibama, “abre” a praia, literalmente. Nessa não pode usar protetor solar nem outro tipo de produto, para evitar a poluição nas águas cristalinas da piscina natural do Atalaia. Você só pode flutuar na superfície da piscina, observando os corais e peixinhos lindos que vivem felizes e em paz ali. Se você ousar colocar o pé no chão (é muito raso), o guia manda você se retirar da piscina. Nesta é proibido ainda o uso de pé de pato! A trilha continua pela costa do mar de fora e passa por mais duas piscinas naturais. Sempre há controle de visitantes por hora, para evitar a “muvuca” e a depreciação do local. A trilha dura cerca de 4 horas e é bem difícil e cansativa. Mas o que vemos durante o passeio é impagável... Eu recomendo!

Casca de Siri - eles trocam de casca

Foto tirada pelo guia (eles mandam muito bem) no meio da Trilha do Atalaia

Ilhatur: Esse todo mundo precisa fazer!! É um passeio de um dia inteiro passando pelas principais praias e pontos da ilha. As trilhas são mais leves e fáceis, mas nada lá é simples. A principal parte do passeio é a visitação à Praia do Sancho: a praia mais bonita do Brasil. O acesso se dá por uma escada de bombeiro com 30 degraus em uma fenda aberta na rocha. Nada de passarelas ou calçadões. É uma fenda apertada, mas nada muito complicado. Não posso descrever a cor daquela praia, é algo que você precisa ver com seus próprios olhos. Além disso o Ilhatur passa por algumas outras praias como Baía do Sueste, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre, Mirantes, Museu do Tubarão etc. Tudo vale a pena e em todas as praias é possível praticar mergulho.

Morro Dois Irmãos - o cartão postal de Noronha!
Olha a arte do guia ehehe

Baía dos Porcos - nessa vimos tartaruga enquanto mergulhávamos!

Passeio de Barco: Fizemos de manhã e dura meio período. O barco sai do Porto Santo Antônio e passa nas proximidades das ilhas secundárias É possível observar diversas praias e formações rochosas incríveis, inclusive uma formação vazada que parece o mapa do Brasil ou da África, incrível! Mas a principal atração são os golfinhos... Ah, que coisa linda!!! O barco passa pela baía dos golfinhos mas existe uma raia delimitando uma área que não se pode invadir: os golfinhos têm paz ali. Mas é possível observar os cardumes, centenas deles pulando e fazendo malabarismos. Um ou outro mais ousado foge do grupo e nada pertinho do barco.

Passeio de Barco - Vistas inacreditáveis

Praias Urbanas: São três: Praia do Meio, Praia do Cachorro e Praia da Conceição. Foi nesta última que fomos curtir uma tarde tranquila com direito a por-do-sol. É possível ver bem de pertinho o Morro do Pico, ponto mais alto da ilha. A beleza é no mesmo nível das outras praias, mas com um mar um pouco mais escuro e rebelde. Acho que um meio período deve ser dedicado para curtir um pouco de sossego e ficar à vontade.

Morro do Pico - foto tirada na Praia da Conceição

HOSPEDAGEM
Em Noronha a maioria das pousadas são chamadas de “domiciliares”. São casas grandes transformadas em pequenas pousadas com alguns quartos. A maioria oferece água quente, cama box, tv à cabo e frigobar. Não é necessário mais do que isso, pois a permanência dentro da pousada durante a viagem é mínima: apenas para dormir e tomar banho!!!
Nós ficamos na Pousada da Maga. Bem simples, mas com café da manhã excelente, e é claro, com muita tapioca! Existem hotéis mais sofisticados, mas o valor é exorbitante, na minha opinião não vale a pena, pelo pouco tempo de desfrute.

GASTRONOMIA
O centrinho de Fernando de Noronha se chama “Vila dos Remédios” e é ali que estão localizados a grande maioria dos bares e restaurantes da ilha. A vila cresceu nos arredores da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 pelos portugueses e tombada pelo Iphan.
Durante o dia, existem algumas opções de restaurantes por kilo ou buffet. Cheguei a comer em um desses mas realmente não me lembro o nome. Devem ser todos iguais ehehe. Mas minha dica ficam para dois lugares que valeram a pena:
- Tartarugão: A sugestão é atum com camarão. O peixe é fresquinho e você pode escolher alguns acompanhamentos. Escolhi um tipo de farofa de carne de sol, bem gostosinha!
- Cacimba Bistrô: Não tem site, embora esteja no Guia 4 Rodas. Mas olha... nem parecia que estava no Nordeste!!! O restaurante serve de tudo, e obviamente o Leandro pediu um filet mignon ehehe! A qualidade é sensacional, sem falar no atendimento de primeira! Eu pedi um dourado com batatas douradas rs... Tava tão bom que no último dia voltamos lá para almoçar antes de ir embora. Pedimos uma massa, se não me engano penne ao molho de queijo. Fantástico. Se for à Noronha, não deixe de comer no Cacimba, vale a pena!!!