sexta-feira, 14 de maio de 2010

IPOJUCA (PORTO DE GALINHAS E MURO ALTO) - Agosto 2009

DADOS E HISTÓRIA
Ipojuca é uma cidade de Pernambuco, localizada à 57km de Recife. É formada por diversos sub-distritos e povoados, sendo a praia mais conhecida, a de Porto de Galinhas. Pois é, muita gente pensa que Porto de Galinhas é uma cidade... NÃO É!! Haha... só descobri isso depois que fui para lá.

EXPERIÊNCIA
Após Fernando de Noronha, fica complicado olhar para qualquer praia sem comparar. Ainda mais quando se sai de Noronha e no dia seguinte se está em Muro Alto... Tudo parece menos bonito, menos limpo, menos paradisíaco. E eu tinha uma expectativa muito alta em relação à Porto pois via muitas propagandas fantásticas de agências de viagens. Me decepcionei um pouco, mas mesmo assim o lugar não deixa de ser um destino excelente do Nordeste.
Só fiquei um pouco incomodada com a abordagem quando nos aproximamos da praia... logo surgem vários funcionários dos bares convidando para ficar no guarda-sol dele etc... Os preços na praia também não são nada agradáveis. Fui para lá em Agosto, ou seja, baixa temporada e mesmo assim a praia estava bombando, lotada, absurdo, parecia um formigueiro.
Ficamos hospedadados em Muro Alto e passamos lá 4 noites muito boas e tranquilas. Saímos do ritmo acelerado de mil passeios em Noronha para um período de paz absoluta. Em Muro Alto, a praia é bastante extensa e os resorts ficam à beira mar. Não é possível se banhar na maioria da extensão da praia pois existe literalmente um muro de pedra que divide a areia do mar, fazendo com que na frente deste muro, fiquem algumas piscininhas, como se fossem poças d’agua, é algo bem bonito, bem diferente de tudo que eu já tinha visto. Apenas em um pedacinho da praia se forma um tipo de baía, onde é possível se banhar.

Minhas dicas para quem visita essa região:
• Se ficar hospedado em Muro Alto, pegue meia pensão, a não ser que você esteja de carro alugado. Fica um pouco longe de Porto e por isso vale a pena jantar no hotel.
• Leve snorkcel e pé de pato!
• Se tiver câmera submarina ou caixa, não esqueça!

PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS
Bom... como falei acima, aproveitamos os dias em Ipojuca para descansar, então não fizemos muitos passeios. A região fica em um lugar estratégico e é possível visitar diversas praias como Maragoji, Praia dos Carneiros dentre outras. Mas demos preferência para curtir o hotel.
O único passeio que não pode passar em branco é a visita às piscinas naturais em Porto de Galinhas. O esquema é simples: existem inúmeros jangadeiros credenciados e pelo valor de R$ 10,00 você vai de jangada até as piscinas, e ainda pode usar o snorckel e a comidinha de peixe, fornecida pelo próprio jangadeiro. Isso sim foi sensacional... as piscinas se formam no meio do mar e a quantidade de peixes concentrados ali é inacreditável. Em algumas piscinas é possível entrar e mergulhar junto com os peixinhos, em outras, é permitido somente olhar!

HOSPEDAGEM
Ficamos hospedados no Marulhos Resort, na praia de Muro Alto. Nos derredores estão outros resorts conhecidos como o Summervile, o Beach Class e o famoso Nannai.
Pegamos meia pensão e foi a melhor escolha que fizemos. Acordávamos razoavelmente tarde (sem horário), tomávamos um super hiper café da manhã com muuuuuita tapioca e passávamos o dia na piscina relaxando. Comíamos uma porção, tomávamos algo e no final da tarde descansávamos mais um pouquinho no quarto, que aliás é bem grande e confortável.
À noite jantávamos e sempre tinha bastante variedade no buffet, sem contar aqueles doces de compotas que eu A-D-O-R-O!!! Alguns dias, íamos até a frente do hotel, na saída para a praia e simplesmente ficávamos ali observando as ondas baterem com força no “muro alto”...
Por dois dias fomos até Porto de Galinhas: um dia ficamos sentados curtindo o sol e no outro fizemos o passeio da jangada.
Recomendo o Marulhos... é um dos Resorts mais baratos da região, mas a qualidade é ótima!