sexta-feira, 14 de maio de 2010

CAMPOS DO JORDÃO - Maio 2010

DADOS E HISTÓRIA
Conhecida como a “Suiça Brasileira”, Campos do Jordão fica a 167km da capital paulista e bem perto do sul de Minas (61km de Monte Verde por exemplo). É famosa pelo clima tropical de montanha, chegando a temperaturas abaixo de zero no inverno e atraindo turistas de todos os lugares do Brasil. Está a 1700 metros de altitude e tem sido reconhecida pela possibilidade da cura de milhares de brasileiros recuperados de doenças pulmonares.
Campos do Jordão desenvolve seu turismo através de iniciativas públicas e privadas que movimentam a cidade durante o ano inteiro, através de feiras, festivais, congressos, espetáculos etc.
Leia mais em: CamposdoJordao.com.br

Portal da Cidade



EXPERIÊNCIA
Minha passagem em Campos foi curta, mas proveitosa. Sem dúvida, assim como Monte Verde, também entrou para a lista dos “lugares que gostaria de voltar após conhecer o mundo todo”. Na verdade, quero voltar bem antes disso rsss.
Cheguei em Campos em uma terça-feira à noite, véspera de um feriadinho de meio de semana, e saí de lá antes do entardecer do dia seguinte. Mas consegui aproveitar bem as poucas horas de estadia!
Uma dica legal é um ponto de parada na estrada chamado Leite na Pista. Muito mais do que um simples lugar para matar a fome no meio da viagem, o Leite na Pista possui ambiente diferenciado com um grande lago, com muito verde e um cardápio bem gostoso!

 

PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS
Um dos pontos mais famosos e lembrados quando se fala de Campos, principalmente pelos mais aventureiros, é a Pedra do Baú. A formação rochosa possui cume de 1850 metros de altitude, onde são praticados diversos esportes radicais como saltos de paraglaider, escaladas, dentre outros.
Como tínhamos pouco tempo, decidimos fazer algo mais “light”, visitando o Morro do Elefante e o Pico do Itapeva. Existem diversas outras opções de picos, demos preferência para o de mais fácil acesso.
- Morro do Elefante: Seu nome é devido à formação montanhosa, que se assemelha ao contorno de um elefante. A entrada é franca e no cume do monte é possível ter uma linda vista panorâmica da cidade. Há a possibilidade de um passeio de teleférico pelo valor de R$ 10,00.
- Pico do Itapeva: É um dos pontos mais altos do Brasil com 2035m e apesar de estar localizado no município de Pindamonhangaba, é considerado um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão, pois seu acesso é feito através desta cidade. No local há um pequeno centrinho comercial, onde obviamente adquiri meu souvenir da cidade, além de um lindo cachicol de fitas artesanal. No pico é possível observar até 17 cidades do Vale do Paraíba como Lorena, Guaratinguetá, Aparecida do Norte, dentre outras. No caminho, passamos também pela Ducha da Prata, uma ducha artificial com toda a infra-estrutura turística. Não posso deixar de dizer que a vista é linda, acho que nunca tinha estado em um lugar tão alto. É sensacional, recomendo!

Ducha da Prata



Pico do Itapeva



HOSPEDAGEM
Fiquei em uma pousada chamada Dom Alfredo José, localizada no Morro do Elefante. Simples, mas muito confortável! A suíte possui TV, frigobar, calefação e o principal: adorei a lareira dentro do quarto hehe... e o recepcionista se ofereceu para acender pra gente, foi bem legal. O café da manhã era bem gostosinho também. Embora não fique localiza no centro da cidade, é bem pertinho. O preço da diária foi bem barato, embora eu tenha ido fora da alta temporada.


GASTRONOMIA
Bom, infelizmente tenho poucas dicas, fiquei pouquinho tempo né?
Mas posso garantir que foi 100% de aproveitamento: os dois lugares que comi estão de parabéns!
- Safari: Restaurante e Bar bem fofinho no centro da cidade. Jantei lá na terça e foi maravilhoso, recomendo sem dúvida!!! Fica a dica dos pratos que nós pedimos: sorrentini recheado de mussarela de búfala como toque de limão ao molho de tomates salteados (nome bonito, sabor excelente!) e fettuccini ao molho de quatro queijos.



- Pastel do Maluf: O nome é por causa do político sim! Mas independente de suas convicções políticas vale a pena visitar a famosa pastelaria. O pastel é enorme, com muito recheio e muito saboroso. Além disso você pode conferir as milhares de fotos de famosos na parede do local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário