sexta-feira, 14 de maio de 2010

PARATY - Dezembro 2009

DADOS E HISTÓRIA
Fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira, teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.
No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico.
Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de 70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.
As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".
Paraty já foi cenário para 26 filmes de longa e 9 de curta metragem, para 21 novelas, minisséries e casos especiais para a televisão, para vários videoclips, inclusive um internacionalmente conhecido, com Mick Jagger; e centenas de reportagens de turismo, moda, filmes e peças publicitárias. Ninguém se esquece que foi em Paraty que Marcello Mastroianni/Nacib apaixonou-se por Sônia Braga/Gabriela. Uma cidade tão fotogênica não poderia ter outro destino senão servir de cenografia para as mais diversas produções nacionais e internacionais.

EXPERIÊNCIA
Para começar, vale mencionar que adoro lugares históricos...principalmente se há a mistura de praia com todo esse patrimônio cultural. Combinação perfeita!! Uma pena o clima não estar melhor, peguei uns dias de garoa, mas nada foi impedimento para aproveitar os 3 dias que passei nesse lugarzinho fofo...
Ator em papel de escravo disponível para fotos com turistas ehehe


Acho que a melhor parte á passear à noite no centro histórico... muito gostoso!
Não tenho muitas dicas diferentes das tradicionais para quem visita Paraty. É um lugar de praia, por isso obviamente a roupa de banho é imprescindível. Quem possui equipamento de mergulho também deve levar... tênis para uma trilhazinha... câmera aquática... enfim, nada fora do tradicional!!!

 




PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS
Peguei algumas dicas antes de ir e muitas acabei não seguindo ehehe... mas aí vai o pouco que fiz, e valeu a pena:
Passeio de Escuna: Existem diversas escunas ou empresas de escunas mas como a pousada que fiquei hospedada possuía convênio com uma delas, optei pela Estrela da Manhã. O passeio sai às 11h do cais e tem duração de cerca de 5 horas, com diversas paradas em praias, paradas em alto mar para almoço (feito no barco mesmo) e paradas para mergulho simples. Pagamos R$ 35,00 por pessoa e o almoço é à parte. A Estrela da Manhã tem música ao vivo (violãozinho+cantor) de muito boa qualidade, o que torna o passeio bem mais agradável.
Trindade: É um tipo de “vila” localizada à 30 km da cidade de Paraty. As paisagens atraem turistas do Brasil e do mundo. A vila de Trindade oferece muitas opções de hospedagem, compras e gastronomia, sempre mantendo um estilo rústico, característico do lugar.



Fotos tiradas durante o passeio de escuna

 HOSPEDAGEM
Fiquei hospedada em uma pousadinha chamada Rosa Café localizada a cerca de 1km do Centro Histórico. Recomendo pois embora simples, é bem aconchegante, o café da manhã é ótimo e o atendimento é maravilhoso... como a pousada é pequenininha, os donos fazem você se sentir em casa.


GASTRONOMIA
Infelizmente não tenho muitas dicas para deixar aqui sobre lugares para comer... não segui as dicas que me deram e não fui muito feliz nas minhas escolher... Só tenho uma única recomendação: jamais, em hipótese alguma comam em um fast food chamado Best Burger... é o pior lanche que á comi na minha vida!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário