segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SANTA CATARINA - Janeiro 2011

SANTA CATARINA

Bom pessoal... depois de alguns muitos meses (risos), estou de volta para tentar atualizar minhas viagens desde Janeiro desde ano até agora! E olha que já foram “algumas” viu...

Enfim, vou colocando em ordem cronológica e a primeira do ano foi Santa Catarina... Só retornei pela quarta vez se não me engano, pois meu marido tem parentes em Itajaí e por isso já tinha ido algumas vezes.

Diria que Itajaí está numa posição estratégica, pois está a 20 minutos de Balneário Camboriú, 50 minutos de Blumenau e cerca de 1 horinha de Floripa!!

Queria dizer que este post é muito pessoal e com certeza vou manifestar opiniões aqui bem diferentes do que muitos dos leitores possam ter... não tive taaaantas experiências assim nas cidades que passei, então este post, em vez de eu separar por categorias (História, Hospedagem, Gastronomia etc), vou separar por cidade e colocar um pouco das impressões (essa é realmente a melhor palavra para este post) de cada lugar que passei...



ITAJAÍ

Itajaí, como já disse, é uma cidade em posição meio que estratégica pois está perto de muitos outros lugarzinhos legais... Itajaí vem se desenvolvendo ao longo do tempo, até por estar pertíssimo de Navegantes, onde tem um porto bem movimentado.


Com esse desenvolvimento muitas empresas vêm se instalando lá e a cidade tem crescido bastante, embora não tenha muitas opções de entretenimento. A praia é bem precária e tem um rio, com uma orla que parece bastante com uma orla de praia... é a famosa “Beira-Rio”, onde tem bastante barzinhos e restaurantes, onde as pessoas fazem coopers e caminhadas... É bem agradável.


Acho que o único lugar em que comi foi o “Cueca”... Eu juro que não lembro o nome da Pizzaria, quando lembrar volto aqui para atualizar, mas é um rodízio de Pizzas e Massas cujo apelido do dono era Cueca. Sei isso por causa do tio do meu marido que conhece tudo por ali hehe... O rodízio é bem baratinho e as pizzas são servidas com fartura nos mais variados sabores! Já as massas, eu não curti muito... mas pelo preço tá valendo!


BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Todo mundo fala tanto de Balneário, mas da primeira vez que fui, também em 2007, meu sentimento foi de decepção... O que eu vi era uma “Santos” só que menor. Não entendia por que tantos pacotes turísticos e tanto falatório. Nessa primeira vez fiz o passeio do Unipraias, que realmente é muito legal, e passei um período na Praia das Laranjeiras, que é bem bonita, com cara de litoral norte, gostei bastante.


Vistas do passeio de bondinho do Unipraias - Dez/2007



Dessa última vez que fui, fiz a LAP “Linha de Acesso às Praias” com calma. Parei em algumas prainhas muito legais e consegui ter uma outra visão de Balneário, uma visão positiva. Praias muito bonitas, algumas até certo ponto selvagens (eu não diria paradisíaca), com um mar extremamente revolto, o que dá uma cara muito mais atraente para a paisagem.

As praias não são ideais para banho... não por serem sujas, muito pelo contrário. Mas por essa questão da agitação do mar, você praticamente é “enrolado” pelas ondas. É claro que o Leandro tentou... ele não admite estar em uma praia e não dar um mergulho rs... mas não durou muito!




BLUMENAU

Adorei Blumenau!! Claro, a graça está na arquitetura. Assim como Campos de Jordão, tudo le faz pensar que está em algum canto da Alemanha (detalhe, eu nunca estive na Alemanha rs). Mas aquelas casinhas lindinhas e até os bares, restaurantes etc são assim... isso tudo é muito fofo!




Claro, não pude deixar de entrar no pavilhão do Octobeer Fest e dar uma passeadinha né?


E também visitei o Museu da Cerveja, que é bem no Centro próximo à Prefeitura.




FLORIANÓPOLIS


Infelizmente fiz passeio de um dia só em Floripa! Bate e volta... mas valeu a pena para conhecer o que tem de melhor lá: Joaquinha, Dunas e Lagoa da Conceição!

Dei uma passadinha em Jurerê Internacional e Canasvieiras... mas foi muita, mas muita decepção. Não queria nem abrir a bolsinha da câmera, sério, não valeu a pena... não sei qual o padrão que as pessoas têm para eleger praias como bonitas ou coisa do tipo. Se for a agitação, OK, concordo... Jurerê é insuportavelmente lotada, com muitos bares, barracas etc. Bem do tipo que ODEIO! Sim, em letra maiúscula hehe... E tem muito, mas muito argentino... Canasvieiras então, prefiro não comentar. Até Praia Grande é mais bonitinho rs...


Jurerê Internacional


Agora Joaquina... que lugar sensacional... que praia, que mar, que paisagem! A cor é diferente, o formato é maravilhoso, a água é limpa... é uma paisagem delirante. Claro, muita gente, muita!!! Mas OK, neste caso vale a pena... E tem um grande pedaço da praia que é bem mais vazio, dá pra tirar umas fotinhos mais legais... Agora tem uma coisa que é bem “louca”... a temperatura da água. É simplesmente o mar mais gelado que já pisei. Não dá nem pra molhar o pézinho praticamente hehe... é muito gelado MESMO! É fora do comum... Tá bom, eu sou fresca assumida com temperatura de água, mas essa foge do quesito frescurite! Até o Leandro concordou...


Falando das Dunas agora. É uma coisa muito contrastante... você está dirigindo pela rua, do nada, você entra numa ruazinha, vira pro lado e... DUNAS! Como que pode isso? Ai você para e vai fazer um ski-bunda ou assim como eu, você vai simplesmente fazer uma das minhas coisas preferidas: contemplação. Sim, só ficar olhando, tentando entender aquilo... admirando aquilo porque é algo unico, diferente de tudo o que você já viu. Algo que foi construído por Deus, e não pelos homens que insistem em querer tocar o céu com suas Torres de Babel. Você olha para a esquerda e vê a Joaquina... Acho que a Joaquina é a mulher mais bonita que eu já vi...

Me dou o direito de "roubar" uma foto postada no Facebook da minha prima Anne, que está muito mais bonita do que as fotos tiradas por mim...

E por fim, a Lagoa da Conceição. A palavra lagoa me dá a impressão de algo pequeno, tipo uma pocinha rs. Mas essa não... são simplesmente 14km². E aí já sabe... rola prática de Jet-ski, kite surf e cia ltda.
 

BETO CARRERO

Fui ao Parque Beto Carrero World na primeira vez que fui à Itajaí. O parque fica em Penha, mas é tudo bem pertinho por ali... Como já faz 4 anos não vou me lembrar de muitos detalhes e o fato de eu não lembrar significa algo tão simples quanto: não foi tão legal quanto eu esperava. Sim, porque memória boa é uma das minhas qualidades.


O que tenho a dizer é que é um parque de atrações e não de brinquedos. Então, para o meu gosto, não foi tão legal, mas com certeza é um parque e tanto. Os espetáculos são muito bons, muito profissionais, super produzidos etc. Mas fui com a expectativa de grandes montanhas russas e elevadores gigantes. Na verdade nenhum brinquedo é diferente do que você já viu em outros parques... Hopi Hari é muito melhor. Mas eu recomendo, principalmente para quem tem criança, vale a pena passar um dia por lá se estiver na região!



Fotos do Parque Beto Carrero World - Dezembro / 2007

GERAL

Algo que eu não podia deixar de registrar de forma geral sobre minhas impressões dessas cidades que passei é a diferenciação. Diferenciação por vários motivos... organização, limpeza, educação. É bem diferente do Sudeste, especificamente São Paulo. O povo é mais educado, e isso, infiro que é fruto de um nível menor de stress. Nada do stress da capital não... é bem mais “relax”. As pessoas são muito educadas, gente boa, a cidade é sempre limpa! E isso vale para todas as que passei. Não me lembro de ter visto um morador de rua, nem favelas. Pequenas experiencias minhas em capitais Nordestinas, por exemplo, a impressão foi péssima... mas se falando da região Sul, é outro esquema. Nota 10 para isso!




















Um comentário:

  1. O povo do Sul , realmente é muuuuuuuito mais educado !!! e com crianças vale bastante ir ao Beto Carrero, além de aproveitarem bastante , dá pra tirar fotos bem legais...Já fomos 1 vez, e daqui uns dias estaremos indo novamente...

    ResponderExcluir