segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ILHABELA - Julho 2010

DADOS E HISTÓRIA

Esta linda ilha, de 348 Km² e hoje habitada por cerca de 23 mil pessoas já era habitada muito antes da chegada dos primeiros europeus ao Brasil, provavelmente até antes de Cristo, por indígenas pescadores, que não dominavam a agricultura e nem a produção de cerâmica, vivendo apenas do que encontravam na natureza.
A história colonial de Ilhabela começa quando os integrantes da primeira expedição exploradora enviada por Portugal à Terra de Santa Cruz chegaram a Maembipe em 1502. Vespúcio escreveu mais tarde que, se realmente existisse um paraíso na Terra, este certamente estaria muito próximo a esta região, hoje denominada Litoral Norte de São Paulo. Por diversos motivos a região permaneceu desabitada por muitos anos e somente em 1608 é que os primeiros colonos se estabeleceram, sendo sua atividade principal o plantio da cana e a produção de açúcar, utilizando exclusivamente mão-de obra escrava. Francisco de Escobar Ortiz construiu os dois primeiros engenhos de açúcar da Ilha de São Sebastião, mas sua principal atividade era o comércio de escravos, trazidos de Angola em um navio de sua propriedade.
A Ilha de São Sebastião foi integrada ao território da Vila de São Sebastião e assim permaneceria até o início do século XIX. Durante todo esse tempo, as águas do Litoral Norte foram intensamente procuradas por corsários e piratas europeus e argentinos.
Curiosidade: O navio espanhol “Príncipe de Astúrias”, conhecido como o Titanic brasileiro está naufragado nas águas de Ilhabela. Este é considerado o maior naufrágio da costa brasileira, tendo ocorrido em 1916 na Ponta da Pirabura, extremo sul de Ilhabela, próximo à Praia do Bonete, deixando 477 mortos. Além deste existem mais de cem outros naufrágios, o que torna Ilhabela a segunda região de maior concentração de naufrágios no Brasil.

Pôr-do-sol na balsa

EXPERIÊNCIA

Agora as coisas se complicam... Minha experiência com este lugar vem de tempos remotos, de quando eu ainda não exisitia. Quando minha vida se resumia a um simples estado fetal... quem garante que eu não fui gerada lá? Talvez isso explique esse frenesi, essa obsessão que tenho por Ilhabela! Ah detalhe, ILHABELA, e não Ilha Bela. Sempre tenho raiva de quem escreve errado! Enfim... já escrevi poemas, crônicas, já falei, já suspirei por essa cidade. Tenho viajado bastante e conhecido lugares diferentes e por si só encantadores, mas nenhum deles substituiu o lugar mais profundo do meu coração em que Ilhabela está escondida.
São anos de lembranças, histórias, afetos e desafetos. Lembranças de criança, de menina, de mulher. Lembranças que me fazem sorrir e outras que arrancam lágrimas amarguradas. Lembranças que nem consigo entender, talvez memórias de sangue e não de visão.
Tudo isso nunca vai fazer sentido para quem não partilha da mesma sensação. Meus irmãos, tenho certeza, entenderão cada linha desse post. Outros, não imaginam do que estou falando. De qualquer forma não podia ser um post comum.


Eu na Praia do Curral



Praia da Balsa


Vista da pista principal - Lado sul





PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS

As atrações de Ilhabela são as praias – e que praias. Cenários inspiradores de areias cor de mel e águas cristalinas. Bem mais cristalinas há cerca de 15 anos atrás, quando certas “invasões” ainda não tinham sido realizadas... Eram algumas ruas sem asfalto, um cheirinho de terra molhada, e praias inalteradas. Mas mesmo com toda a evolução comercial e turística dos últimos anos, as praias ainda oferecem o mesmo charme e atraem centenas de turistas.
Costumamos dividir as praias em lado norte e sul, sendo a balsa a referência da divisão. A característica mais marcante das praias do lado sul em minha opinião é o estilo mais nativo. Você não consegue ver a maioria delas da pista, pois as árvores ou pequenas trilhas as escondem. Já as praias do lado norte tornam a pista beira-mar muito mais agradável, mas a presença de hotéis enormes e luxuosos dão um toque diferente.
Gostaria de ressaltar algumas praias que exigem visita obrigatória, embora sem muitos detalhes; - Praia do Curral: A penúltima do lado sul, uma das mais badaladas de Ilhabela, com muitos bares, restaurantes e hoje o hotel mais famoso de Ilhabela, o DPNY.
- Praia do Julião: Prainha pequena no lado sul localizada entre as Praias Grande e do Curral.

Tarde na Praia do Julião


Entardecer na Praia do Julião


- Praia da Feiticeira: Também do lado sul, bastante charmosa.
- Praia do Bonete: No extremo sul, o acesso é remoto: através de uma trilha de nível difícil com  cerca de 3 horas ou via mar através de lancha, canoa motorizada ou embarcações do gênero. Na Praia do Curral existem alguns transportes mas também pode ser agendado em agências com antecedência.
- Praia dos Castelhanos: Localizada à leste, é a maior praia de Ilhabela com 1km de extensão. O acesso é feito somente de jipe por uma trilha de 22km ou via mar, através de escunas e embarações em geral.
- Praia do Jabaquara: Localizada no final da estrada, ao norte da Ilha, seu acesso é através de um trilha. Com 500 metros de extensão, esta praia, é um recanto entrecortado por uma cachoeira, abrigando algumas casas de caiçaras, barcos e muitas àrvores.

Vista de cima da Praia do Jabaquara (tirada por mim :p)

- Praia do Sino: Fica no lado norte da balsa e a atração principal é uma pedra que faz barulho de sino, confira o vídeo abaixo.



Existem ainda algumas cachoeiras como Cachoeira da Lage (no caminho da Praia do Bonete), Cachoeira da Toca, Cachoeira do Gato, todas muito bem conceituadas.
E ainda, um destaque para quem gosta de mergulho: diversos pontos como Ilha das Cabras e também os naufrágios podem ser considerados verdadeiros santuários marinhos.


HOSPEDAGEM

Não tenho muitas dicas de hospedagem pois sempre me hospedo na casa de parentes ou alugo casas de conhecidos. Aliás, essa é uma boa dica: existem muitas casas de temporada com preçons bons, basta pesquisar. Se for em turma, compensa muito mais do que pousadas.

GASTRONOMIA

Poucas dicas também... mas gostaria de deixar três opções:
- Sorveteria Rocha: Clássica sorveteria na Vila (centro comercial). Tem picolé e massa por quilo, muito bom. Acho que nunca fui para a Ilha sem dar uma passadinha no Rocha!
- Açaí Caminho dos Ventos: Localizado no lado sul entre as praias Grande e Curral, hoje é uma lanchonete com diversas opções. Mas a dica fica somente para o açaí, que é algo que eu realmente curto e nunca provei nenhum melhor do que lá.
- Nova Iorque: Restaurante localizado na costeira do extremo sul de Ilhabela, cujo destaque é para a vista sensacional do por-do-sol. Comi um prato com lula, não lembro o nome agora, mas sei que não era frita nem à dorê. De qualquer forma, acredito que tudo lá deva ser muito bom, mas com destaque para frutos do mar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário